Seguidores

23 de agosto de 2009

Política e comunicação: relação de amor e ódio


Política e comunicação sempre estiveram entrelaçadas. O filósofo Aristóteles usava a explicação de que “o homem é, por natureza, um animal político”. Isto é, devido sua capacidade de argumentação, aprendizagem, entendimento e comunicação o homem desempenha o papel político através do uso da palavra, ou ato de comunicar. Se naquela época os filósofos já sabiam da importância da comunicação, especialmente na política, foi no século XX que essa relação entre comunicação e política tornou-se marcante. Os veículos de comunicação se modernizaram e a política precisou adaptar com essa transformação.
Atualmente, percebemos que as instituições políticas, quase sempre, pautam a mídia. Entretanto, os campos políticos são alvos de críticas pela própria esfera midiática. Isso porque dentro dos critérios de noticiabilidade a notícia é tudo aquilo que surpreende, que choca, o lado negativo tem muito mais chances de se tornar acontecimento (Rodrigues, 1990). Então, os impressos ou emissoras de tevê passam a usar inúmeros artifícios como grampear telefones, gravar cenas clandestinas, especular a privacidade alheia, tudo isso para obter informações.
As instituições gostam dos escândalos políticos, pois além de dar audiência, estimula a crítica social sobre o exercício do poder e ainda impulsiona a mobilização social através de manifestações, circulação de mensagens de protesto e tantos outros atos públicos (THOMPSON, 2002). Entretanto, autores como Wilson Gomes (1995) alerta que o excesso de denúncias, especulações e boatos transmitidos pela imprensa pode causar descrença e desestimular o público em assuntos políticos.


Larissa Araújo.®

3 comentários:

Adriel disse...

Uuuu! Lugar de conhecimento!

Otimo Blog! seguindo!

Grande Abraço! Moça!

bondearte disse...

O problema que a classe politica no mundo esta nivelada por baixo, assim sendo só restam escandalos,
como os que vemos diariamente na midia.
Acho que tudo mudo,principio dialetico.
Congratulações

Green Goes disse...

Ola Guria.

Negocio ta bom por aqui.Potagem ESTÁ ÓTIMA..

Cuida-te.

Viva o Amor.