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3 de junho de 2009

Parte VI


Foto: Paul Felix Lazarsfeld


O que diz a teoria do Líder de Opinião (Two step Flow)?


Nos anos 40 e 50, Lazarsfeld, Bernad Berolson e Hazel Gaudets publicaram The People's Choice. Trata-se do estudo pioneiro que analisa a influência da mídia sobre a decisão de seiscentos eleitores em Erie County, estado de Ohio. Naquela época o conceito que predominava era o da agulha hipodérmica, ou seja, muitas pessoas acreditavam que os meios de comunicação de massa estimulavam diretamente a decisão da escolha de voto dos eleitores. No entanto, os pesquisadores notaram que as pessoas pareciam muito mais influenciadas nas decisões políticas pelo contato face a face do que diretamente pela mídia. A partir dessa análise, feita por Lazarfel e seu colegas, foi possível descobrir o papel fundamental do líder de opinião. Os estudiosos identificaram duas etapas, do qual os líderes de opinião têm grande importância. Ou seja, de um lado existem pessoas bem informadas, que estão o tempo todo expostas a mídia ou por dentro dos assuntos diários. E de outro, existem pessoas não expostas à mídia e dependem dos mais informados para se manterem atualizadas. Resumindo: mesmo que o conteúdo da mídia não chegue à massa, os formadores ou líderes de opinião se dispõem em levar as notícias ao público. Eles ganham o voto de confiança das pessoas, pois as idéias dos líderes são mais populares (Bandwagon effect ou efeito do movimento).


Obs.: As respostas são corrigidas por professores dessa área


Larissa Araújo.®

O príncipe



"Os homens em geral julgam antes com os olhos do que com as mãos, pois todos têm a oportunidade de ver, mas raramente de apalpar. Todo mundo vê muito aparentas por fora, mas poucos percebem o que há por dentro; e esses poucos não se atrevem a contrariar a opinião de muitos... O vulgo só julga aquilo que vê"...

(Nicolau Maquiavel, Le prince, XVIII, reed., Sehers, 1972, p.145.)