Seguidores

1 de junho de 2009

Parte IV


Qual o modelo teórico da Teoria Hipodérmica?

O modelo teórico inventado por Lasswell, para designar o efeito direto sobre os indivíduos atomizados, é o E - R (Estímulo-Resposta).


O que é Communication Research?

Mass Communication Research ou Estudos das comunicações de massa, desencadeados desde a década de 1930, nos Estados Unidos, influenciaram diversos autores a discutirem essa pesquisa tanto nas escolas americanas, quanto nas escolas européias. Um dos primeiros estudos dessa corrente é encontrado no livro de Harold D. Lasswell (1902-1978) Propaganda Techniques in the World War. Lasswell relata em seu livro as marcas de tortura e os ensinamentos que a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) deixou sobre a sociedade. Para o cientista político, as máquinas de comunicar se transformaram em ferramentas indispensáveis para formar opiniões. Ele também acreditava que a propaganda seria o único meio de promover a adesão das massas e a democracia. Lasswell supõe que a mídia aja segundo o modelo da agulha hipodérmica, ou seja, o estímulo-resposta recaí diretamente sobre os indivíduos atomizados.


Obs.: As respostas são corrigidas por professores dessa área.


Larissa Araújo.®