Seguidores

5 de junho de 2009

Parte IX


A Teoria Crítica apresenta uma subteoria denominada Indústria Cultural. Discorra sobre as principais características desta subteoria.


Em meados dos anos 40, o termo Indústria Cultural foi criada por Theodor Adorno (1903-1969) e Max Horkheimer(1895-1973) . As principais características desta subteoria podem ser classificadas da seguinte maneira:
1.A transformação dos bens culturais em meras mercadorias;
2.Filmes, revistas, programas televisivos demonstram uma mesma racionalidade técnica;
3.Cada veículo de comunicação produz seus bens culturais de forma padronizada e uniforme.
Para os pensadores, a Indústria Cultural fornece a sociedade moderna sempre produtos semelhantes que devem satisfazer as inúmeras demandas. Ela estabelece a queda da cultura e da arte. Os bens culturais perdem, então, sua originalidade e passam a se configurarem em diversão, entretenimento ou uma espécie de simulacro do riso, do qual os consumidores atomizados são controlados. Isso acontece porque a Indústria Cultural proporciona aos indivíduos uma abstração e relaxamento do estresse diário.


Obs.: As respostas são corrigidas por professores dessa área.


Larissa Araújo.®

Parte VIII



O que foi o Colégio Invisível?


As idéias que geraram o surgimento do Colégio Invisível foram de estudiosos das mais diversas áreas e disciplinas. Por isso, não era possível formar um corpo específico de estudo naquele lugar. Pesquisadores americanos das áreas de antropologia, matemática, psicanálise, psiquiatria, lingüística resolveram investir em outros horizontes, procurando refletir sobre a comunicação a partir de lógicas da comunicação interpessoal. Eles formulavam conceitos de comunicação fora do paradigma linear.


Obs.: As respostas são corrigidas por professores dessa área


Larissa Araújo.®