Seguidores

2 de junho de 2009

Parte V


Qual a principal metodologia extraída do modelo de pesquisa americana de comunicação?


Em 1948, o cientista político Harold D. Lasswell determinou o modelo teórico da comunicação. Esse esquema influenciou a corrente de estudos da sociologia funcionalista da mídia. A célebre pergunta formulada por Lasswell ‘quem diz o quê, por que canal e com que efeito?’ não deixa nem um rastro de ambigüidade. A prática dessa pesquisa seria a análise dos efeitos e análise do conteúdo. E a principal técnica desse estudo é a formulação de dados quantitativos, descrição objetiva e metódica sobre os receptores.


Por que a pesquisa americana é chamada de pesquisa administrativa e a pesquisa européia é denominada informalmente de pesquisa crítica?


As diferenças entre a Teoria Crítica (Européia), representada por Theodor W. Adorno e Marx Horkheimer, e a Teoria Americana (Administrativa), desenvolvida por Harold D. Lasswell e Paul Lazarfeld, estão apenas no direcionamento da crítica. Os americanos estudavam somente para obterem números, dados e estatísticas. Entretanto, a Teoria Crítica estabeleceu que os estudos não deveriam ser só de constatações quantitativas, mas, sim, a causa de mudanças ou resoluções de problemas. Adorno, um dos principais teóricos da Escola de Frankfurt, atacou e criticou impiedosamente a mídia e os meios de comunicação. Ele queria acabar com a 'cultura de massa' veiculada no cinema, no rádio, na imprensa, etc.


Obs.: As respostas são corrigidas por professores dessa área


Larissa Araújo.®