Seguidores

5 de junho de 2009

Parte IX


A Teoria Crítica apresenta uma subteoria denominada Indústria Cultural. Discorra sobre as principais características desta subteoria.


Em meados dos anos 40, o termo Indústria Cultural foi criada por Theodor Adorno (1903-1969) e Max Horkheimer(1895-1973) . As principais características desta subteoria podem ser classificadas da seguinte maneira:
1.A transformação dos bens culturais em meras mercadorias;
2.Filmes, revistas, programas televisivos demonstram uma mesma racionalidade técnica;
3.Cada veículo de comunicação produz seus bens culturais de forma padronizada e uniforme.
Para os pensadores, a Indústria Cultural fornece a sociedade moderna sempre produtos semelhantes que devem satisfazer as inúmeras demandas. Ela estabelece a queda da cultura e da arte. Os bens culturais perdem, então, sua originalidade e passam a se configurarem em diversão, entretenimento ou uma espécie de simulacro do riso, do qual os consumidores atomizados são controlados. Isso acontece porque a Indústria Cultural proporciona aos indivíduos uma abstração e relaxamento do estresse diário.


Obs.: As respostas são corrigidas por professores dessa área.


Larissa Araújo.®

4 comentários:

Eliane Jany Barbanti disse...

Olá querida, grata pela visita e por tornar-se minha segguidora.Gostei do seu blog tb.
Volte Sempre!!!
Bjs.
Eliane

Ricardo Esteves disse...

vai me ajudar na minha provaa
;)

Jonas Santos disse...

oi circe, claro que pode seguir sim, e eu tb? hehe , bjs!!!

Léo disse...

A indústria cultural está relacionada com á vida prática e á vida imaginária da sociedade.Ela reproduz magens, símbolos, ideologias e mitos que
fazem parte da produção dos meios de
comunicação . A partir disso podemos afirmar que a sociedade contemporânea possui muitos aspectos que são determinados por esta indústria cultural