Seguidores

3 de janeiro de 2009

Parte II


Foto: Gregory Barteson


A Escola de Palo Alto surge quando e onde?


A Escola de Palo Alto surgiu nos Estados Unidos, Califórnia. Também chamada de Colégio Invisível, a escola inicia seus estudos em 1942, impulsionada pelo antropólogo Gregory Barteson.


Em que sentido a Escola de Palo Alto se diferencia dos estudos comunicacionais anteriores?


Os estudiosos da Escola de Palo Alto se contrapõem com o “modelo linear e telegráfico”, desenvolvido pela teoria matemática. Eles tentam aplicar outro modelo que é o circular retroativo, do qual a voz do receptor tem grande importância tanto quanto a do emissor. O princípio da retroação e feedback do esquema circular foi criado por Norbert Wiener (1948), um dos estudiosos da teoria matemática. Bateson e seus seguidores da Escola de Palo Alto acreditavam que a comunicação deveria ser estudada a partir de um modelo próprio, das ciências humanas, e não das lógicas matemáticas.


Obs.: As respostas são corrigidas por professores dessa área.


Larissa Araújo.®

2 comentários:

Ufba disse...

Muito útil seu texto sobre teoria da comunicação. Continue sempre postando. Autoras como você dão ainda mais credibilidade aos conteúdos de blogs.

Até a próxima.

Lucianoqa@gmail.com

Demonos Sova disse...

è Cutia! Puxassaco! hahhahaha...