Seguidores
3 de janeiro de 2009
Parte II
Foto: Gregory Barteson
A Escola de Palo Alto surge quando e onde?
A Escola de Palo Alto surgiu nos Estados Unidos, Califórnia. Também chamada de Colégio Invisível, a escola inicia seus estudos em 1942, impulsionada pelo antropólogo Gregory Barteson.
Em que sentido a Escola de Palo Alto se diferencia dos estudos comunicacionais anteriores?
Os estudiosos da Escola de Palo Alto se contrapõem com o “modelo linear e telegráfico”, desenvolvido pela teoria matemática. Eles tentam aplicar outro modelo que é o circular retroativo, do qual a voz do receptor tem grande importância tanto quanto a do emissor. O princípio da retroação e feedback do esquema circular foi criado por Norbert Wiener (1948), um dos estudiosos da teoria matemática. Bateson e seus seguidores da Escola de Palo Alto acreditavam que a comunicação deveria ser estudada a partir de um modelo próprio, das ciências humanas, e não das lógicas matemáticas.
Obs.: As respostas são corrigidas por professores dessa área.
Larissa Araújo.®
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Muito útil seu texto sobre teoria da comunicação. Continue sempre postando. Autoras como você dão ainda mais credibilidade aos conteúdos de blogs.
Até a próxima.
Lucianoqa@gmail.com
è Cutia! Puxassaco! hahhahaha...
Postar um comentário