Seguidores

14 de dezembro de 2008

O que é Jornalismo?


O jornalismo é um conjunto de técnicas, saberes e ética que envolve a captação, produção, edição e divulgação de informações (LAGE). Trata-se, portanto, de uma atividade inserida em um contexto social, político e econômico. É a ação produzida pelo profissional denominado jornalista cuja função é produzir um bem simbólico e informativo que poderá ser veiculado tanto pelos mass medias quanto pelos veículos alternativos de menor circulação ou de formatos diferenciados (jornal mural, blog, informativos curtos, panfletos, etc).
Dentro desta ótica, é possível, de antemão, separar a técnica da ciência. O jornalismo se caracteriza como instrumento para isolar um fato social, produzir a notícia e divulgá-la para a sociedade. Dentro deste marco teórico, ele não se caracteriza como ciência, apesar de despertar possibilidades científicas de interpretação do jornalismo como atividade humana, sendo passível de um acompanhamento analítico sob a ótica das ciências sociais.
Daí a existência das teorias do jornalismo e da comunicação, que tentam entender esta ação do homem realizada em sociedade. Ainda dentro deste contexto de especulação teórica, o jornalismo se insere no campo do que se denomina modernamente de ciências sociais aplicadas - figura ao lado do Direito, Economia, Administração de Empresas, dentre outros.
Como campo de saber, portanto, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes) consideram a comunicação e o jornalismo como uma ciência social aplicada em sociedade, se diferindo das ciências sociais puras, caso da sociologia. Porém, a Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj) e a Associação Nacional de Jornais (ANJ) tendem interpretar o jornalismo mais como uma atividade profissional do que como atividade científica.

Nenhum comentário: